top of page
coluna.jpeg

Osteopatia na OSTEO

Iniciando o tratamento.

 

O princípio de todo o ciclo de tratamento da OSTEO acontece a partir do exame osteopático, quando abordamos de forma global as partes estrutural, cranio-sacral e visceral através da anamnese e exame físico. 

 

ANAMNESE:

 

Na anamnese são levantadas informações sobre sintomas, histórico de traumas (quedas, acidentes), histórico de procedimentos cirúrgicos, funcionamento geral do organismo, doenças de base e uso de medicações. 

 

EXAME CLÍNICO:

 

A partir da anamnese realiza-se o exame físico com inspeção estática, análise de qualidade de movimentos, palpação do corpo, testes de mobilidade específicos das membranas cranianas, coluna cervical, coluna torácica, coluna lombar, sacro, ilíacos, membros superiores, membros inferiores e vísceras (órgãos), concluindo assim a fase inicial do tratamento.

​

SESSÕES - OSTEOPATIA:

​

A partir da origem dos sintomas correlacionados aos dados da anamnese, inspeção, análise de qualidade de movimentos, palpação e teste de mobilidade iniciam-se as sessões osteopáticas, sendo esse período relacionado ao ato terapêutico.

 

São utilizadas técnicas estruturais, funcionais e neuromusculares sobre os tecidos que estejam em disfunção e restritos à condição normal de sua mobilidade.  

 

São técnicas estruturais desenvolvidas durante as sessões: 

Thrust (ligamentar, muscular, capsular e vascular); 

Stretching (muscular); 

Inibição (muscular); 

Pontos gatilho (muscular); 

Pompagem (ligamentar e vascular); 

Miotensiva (muscular); 

Articulatória (ligamentar e muscular). 

 

Incluem-se também a aplicação de técnicas funcionais (fáscias) e técnicas neuromusculares (muscular, vascular e fascial).

bottom of page